PSICOGERIATRIA

Psicogeriatria é a área da Psiquiatria especializada em adultos maiores de 60 anos

Uma vida mais longa é um recurso incrivelmente valioso, e pela primeira vez na história da humanidade, a maioria das pessoas pode esperar viver 60 anos ou mais.

  Contudo, a amplitude das oportunidades que surgem com o aumento da expectativa de vida dependerá muito de um fator fundamental: SAÚDE.

E não existe saúde sem saúde mental.

  Nesse sentido, considera-se que o envelhecimento saudável é mais que apenas a ausência de doença.
maos
psicogeriatria

Procura-se sempre a manutenção da autonomia e da funcionalidade das pessoas.

   Com o avanço da idade, há mudanças importantes no funcionamento de nosso metabolismo, e o risco de problemas crônicos de saúde é maior. Além disso, ocorrem transformações sensíveis no nosso papel social, familiar e de trabalho.
Os problemas mentais podem ocorrer em qualquer fase da vida, porém adquirem características especiais na população acima dos 60 anos de idade.

Notadamente, nessa faixa etária aumenta consideravelmente o risco da ocorrência de Demências, grosso modo, um envelhecimento cerebral mais acelerado que o normal.

   A Demência mais conhecida, e também a mais frequente, é a Doença de Alzheimer, que se manifesta por perda importante da memória e alterações do comportamento. Outras Demências menos conhecidas são as do tipo Vascular, Corpúsculos de Lewy, Fronto-Temporal, demência da Doença de Parkinson, dentre outras.

Todas elas evoluem com alguma alteração de comportamento.

   Em algum momento a pessoa acometida por uma Demência, ou outro problema psiquiátrico grave, precisará de um cuidador (muitas vezes um familiar) cuja saúde também merecerá um olhar atento.
A formação em Psicogeriatria capacita o Dr. Vinicius Faria a auxiliar na prevenção, diagnóstico e tratamento dos problemas de saúde mental típicos dessa fase tão importante da vida.

Melhorar a qualidade de vida do paciente e de seus familiares será sempre o maior objetivo.

Caso tenha interesse em mais informações, sinta-se a vontade para escrever-nos um e-mail e não deixe de visitar nosso perfil no Facebook.

ginastica